terça-feira, 24 de julho de 2007

Reciclar, o que é isso?

Em Portugal conheço várias pessoas que tentaram fazer separação do lixo para reciclar mas, dado que os únicos contentores para tal efeito eram a quilómetros de distância, acabaram por desistir (ainda que tenham tentado alertar os responsáveis para a mesma falha).

Aqui, vejo com frequência contentores de reciclagem. Perto de casa, mesmo MESMO pertinho, temos 2 conjuntos. Mas ninguém cá parece perceber para que servem ou porque é que se deve reciclar. Isso faz-me confusão. Especialmente com o índice de poluição desta cidade.

Aqui em casa tentei por várias vezes por sacos na cozinha para se separar o lixo. 20 cm acima do saco do lixo comum, mas mesmo assim não resultou. Fui fazendo o que pude, e também no meu quarto tenho sacos.

Mas mexe com todos os químicos que tenho dentro de mim chegar a casa e ouvir que foi tudo para o lixo (junto) porque estavam muitos bichos a sobrovoar a zona. É mais que sabido que SÓ pode ser do papel! Ou das garrafas de plástico! Vá lá, até poderia ser dos tabuleiros de esferovite da carne (passados por água), mas o facto é que os restos de comida vão, pura e simplesmente, para o lixo COMUM.

Também gosto particularmente quando me ameaçam "este saco está cheio, se não o levas para reciclar, levo tudo para o lixo" - um contentor ao lado.

Que raio, mas estão a fazer-me assim um favor tão grande?!...

Haja ignorância!




(sobre reciclagem considero este post muito interessante)

Nenhum comentário: